As Relaçoes Entre os Muçulmanos e os Nao-Muçulmanos

Concluindo, qual a atitude de um muçulmano em relaçao a um nao muçulmano? Para começar, e precisamos ser francos sobre isto, o Alcorao nos incumbe de transmitir a mensagem de Deus, em sua forma final, o Alcorao, a toda a humanidade.

Nao estamos falando aqui de conversao. Nao gosto desta palavra. Na verdade, vir para o Islam, a religiao de todos os profetas em sua forma final, nao significa abandonar os profetas anteriores.

ة muito mais um acréscimo do que uma conversao, porque nao envolve mudanças de natureza espiritual. No Alcorao, a natureza humana genuina é uma “natureza muçulmana”, que conhece seu Senhor e deseja se submeter a Ele. O Alcorao afirma que:

“Nao ha compulsao na religiao” (Alcorao Sagrado, surata Al Bacara 2:256)

Costumo usar o termo “reversao” para substituir a palavra “conversao”, no sentido de um retorno ao monoteismo autêntico, dentro do qual todos fomos criados. Assim, o muçulmano aprende a ser tolerante em relaçao aos outros. De fato, o Alcorao nao sَe proibe a compulsao na religiao, como, também, proibe a agressao, embora a defesa seja permitida:

“Combatei, pela causa de Deus, aqueles que vos combatem, porém nao pratiqueis a agressao, porque Deus nao estima os agressores.” (Alcorao Sagrado, surata Al Bacara 2:190).

Além disso, achamos que, dentro desta regra geral de lidar com nao muçulmanos, o “povo do Livro” é um termo especial que o Alcorao concedeu a judeus e cristaos.

Por que “povo do Livro”? Porque o muçulmano faz uma nitida distinçao entre o politeista, ou ateu, e aqueles que seguem os profetas que originalmente receberam revelaçُes de Deus. Ainda que um muçulmano possa assinalar pontos de diferenças teolَgicas, ainda assim acreditamos na origem divina daquelas revelaçُes em suas formas “originais”.

Como um muçulmano deve tratar o “povo do Livro”? Diz o Alcorao:

“Deus nada vos proibe, quanto aqueles que nao vos combateram pela causa da religiao e nao vos expulsaram dos vossos lares, nem que lideis com eles com gentileza e equidade, porque Deus aprecia os eqüitativos. Deus vos proibe tao-somente de entrar em privacidade com aqueles que vos combateram na religiao, vos expulsaram de vossos lares ou que cooperaram na vossa expulsao. Em verdade, aqueles que entrarem em privacidade com eles serao iniquos.” (Alcorao Sagrado, surata Al Mumtahana 60:8-9)

No mundo de hoje, todos os crentes em Deus estao encarando perigos comuns: ateismo, materialismo, secularismo e decadência moral. Devemos trabalhar juntos. Deus diz no Alcorao:

“… se Deus quisesse, teria feito de vَs uma sَ naçao; porém, fez-vos como sois, para testar-vos quanto àquilo que vos concedeu. Emulai-vos, pois, na benevolência, porque todos vَs retornareis a Deus, o Qual vos inteirarل das vossas divergências.” (Alcorao Sagrado, surata Al Maida 5:48)

………………………………………………………………………….

Fonte:

http://www.islam.org.br


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *