O Alcorão abrange todos os assuntos relacionados com o ser humano como um todo, vejamos resumidamente esses assuntos:
Primeiro – O Alcorão nos da conhecimento de Deus; os seus nomes e atributos, dos anjos, dos Livros por Ele revelados, dos mensageiros por Ele enviados, do dia do juízo final e da predestinação. E mostra a nossa obrigação diante dessa crença.
Segundo – Nos mostra as regras do bom comportamento, e as virtudes com as quais os homens devem se moldar.
Terceiro – As regras das práticas que organizam a relação dos homens com Deus, e as que regulamentam as relações dos homens entre si, seja individualmente, em grupos ou enquanto nações.
Quarto – As histórias dos povos passados, para que se tire proveito delas, aprendendo com os acertos e com os erros daqueles que nos antecederam.
O Alcorão não foi revelado só para se pegar bênçãos através da sua recitação; mas foi revelado para ser posto em prática trazendo as pessoas das trevas para a luz, e nem para ser recitado aos mortos na esperança de que assim Deus tenha misericórdia dos que já se foram; mas foi revelado para regulamentar a vida dos que ainda se encontram nesse mundo sendo uma constituição a ser seguida, e tão pouco foi revelado para enfeitar as paredes; mas sim para enfeitar o homem e a sua vida com a fé, o bom comportamento e as virtudes morais. Deus deixa bem claro nos versículos que se seguem o motivo pelo qual Ele revelou este Alcorão.
“E este é o Livro bendito que revelamos ( ao mensageiro ); observai-o, pois, e temei a Deus; quiçá Ele Se compadeça de vós. “ (Alcorão Sagrado 6:155 )
“Ó humanos, já vos chegou uma prova convincente, do vosso Senhor, e vos enviamos uma translúcida Luz. Aqueles que crêem em Deus, e a Ele se apegam, introduzi-los-á em Sua misericórdia e Sua graça, e os encaminhará até Ele, por meio da senda reta.” (Alcorão Sagrado 4:174 e 175 )
“Realmente, revelamos-te o Livro, a fim de que julgues entre os humanos, segundo o que Deus te ensinou. Não sejas defensor dos pérfidos.” (Alcorão Sagrado 4:105 )
“Ó adeptos do Livro, foi vos apresentado o Nosso Mensageiro para mostrar-vos muito do que ocultáveis do Livro e perdoar-vos em muito. Já vos chegou de Deus uma Luz e um Livro Lúcido, pelo qual Deus guiará aos caminhos da paz aqueles que procurarem a Sua complacência e, por Sua vontade, tirá-los-á das trevas e os levará para a luz, encaminhando-os para a senda reta.” (Alcorão Sagrado 5 : 15 e 16 )
“Em verdade, revelamos-te o Livro corroborante e preservador dos anteriores. Julga-os, pois, conforme o que Deus revelou e não sigas os seus caprichos, desviando-te da verdade que te chegou. A cada um de vós temos ditado uma lei e uma norma; e se Deus quisesse, teria feito de vós uma só nação; porém, fez-vos como sois, para testar-vos quanto àquilo que vos concedeu. Emulai-vos, pois, na benevolência, porque todos vós retornareis a Deus, o Qual vos inteirará das vossas divergências. Incitamos-te a que julgues entre eles, conforme o que Deus revelou; e não sigas os seus caprichos e guarda-te de que te desviem de algo concernente ao que Deus te revelou. Se te refutarem, fica sabendo que Deus os castigará por seus pecados, porque muitos homens são depravados. Anseiam, acaso, o juízo do tempo da insipiência? Quem é melhor juiz do que Deus, para os que estão convencidos?” (Alcorão Sagrado 5:48, 49 e 50 )
“Revelamo-lo como um Alcorão árabe, para que raciocineis.” (Alcorão Sagrado 12:2)
……………………………………………………………………….
Fonte:
www.islamismo.org
Deixe um comentário